Talvez a mais importante lei, pertencente a
este tipo de relação com a administração científica, é o efeito que a ideia da
tarefa exerce sobre a eficiência do trabalhador. Isto, de fato, tornou-se
elemento tão importante no funcionamento da administração científica que este
sistema vem sendo conhecido como “administração das tarefas”.
Não há, absolutamenente nada de novo na
idéia da tarefa. Cada um de nós há de lembrar-se que pessoalmente esta idéia
nos foi aplicada com bom êxito nos tempos do colégio. Nenhum professor
eficiente pensa em dar à classe uma lição indefinida. Todos os dias uma tarefa
limitada é entregue pelo professor ao aluno, na qual aquele determina o que
deve ser estudado em cada matéria e somente por este meio é que se pode obter
progresso conveniente e sistemático por parte dos discípulos. O estudante médio
iria muito devagar, se em vez de lhe ser dada uma tarefa, deixassem-no fazer o
que pudesse ou o que quisesse. Todos nós somos crianças grandes e é iqualmente
certo que o operário médio trabalha com maior satisfação para si e para seu
patrão quando lhe é dada, todos os dias, tarefa definida para ser realizada em
tempo determinado e que representa um dia de serviço para um bom trabalhador.
Isto proporciona ao operário uma medida precisa, pela qual pode, no curso do
dia, apreciar seu próprio progresso, e este conhecimento traz-lhe grande
satisfação.
Taylor, Frederick Winslow (1856-1915)
Princípios da Administração
Científica. Tradução de Arlindo Vieira Ramos. São Paulo: Atlas, 1982, p 110
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