segunda-feira, 21 de maio de 2018

Advogados



Grande parte do trabalho é impessoal, contrariando o preceito profissional de que advogado e cliente devem manter uma relação pessoal. Os contatos pessoais entre membros da profissão e entre advogados e clientes, as visitas sobre problemas comerciais foram substituídos por apressadas conversas telefônicas e limitadas ao assunto em questão, eliminando-se inteiramente o elemento pessoal. O adversário pode ser conhecido apenas pelo telefone: o advogado distingue o som de sua voz, mas se o encontrasse na rua, seria incapaz de reconhecê-lo. Antigamente era possível ter relações relativamente estreitas até mesmo com um adversário. O encontro com um cliente no escritório do advogado era uma ocasião não só agradável mas o início de uma relação de amizade. Hoje acontece frequentemente que o advogado esteja ativamente empenhado nos negócios de um cliente sem jamais o conhecer em pessoa.

Wright Mills, Charles (1916-1962)

A nova classe média. Tradução de Vera Borda, 2 edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. p 143

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