sexta-feira, 27 de julho de 2018

Você está estrangulando o violino!


Os professores acompanham a execução de seus alunos, avaliando a qualidade do som produzido. Uma parte importante de seu trabalho é identificar como os movimentos do aluno interferem na sonoridade. Às vezes, isso não é óbvio, como nos exemplos a seguir, observados em aulas de violino e violoncelo em grupo.
O aluno toca o trecho uma vez. “Está estranho”, diz a professora que anda à sua volta, abaixa-se, inclina acabeça para enxergar entre a mão esquerda e o braço, toca levemente a mão do arco... Ela corrige a pega do arco, indica onde colocar o peso, a orientação dos dedos, e ele repete o trecho. A professora faz o aluno largar seu violino e arco: ele vai simular a posição da mão esquerda necessária para as notas especificadas na partitura apoiando seus dedos sobre o antebraço direito. Enquanto isso, ela corrige a pressão do polegar e os movimentos do anular e mínimo. Depois de corrigido o movimento da mão esquerda, montada a forma, o aluno repete o trecho tocando no instrumento. “Melhorou”; no entanto a professora identifica outro problema: o aluno está “pulando”, isto é, deixando de tocar uma nota. Como a causa não está aparente, eles repetem até que ela descobre o problema -o peso do quinto dedo da mão direita sobre o arco. Ela dá um apertão no dedinho, “para ele acordar!”
Em outro exemplo, a professora olha atentamente o aluno de 8 anos que empunha seu violino. “Acho que já descobri o que está acontecendo: esta mão não pode encostar aqui, tem que ficar longe!”
Vários professores recorrem ao artifício de interromper subitamente a execução para avaliar se a posição está correta. Por exemplo, enquanto ao aluno toca uma escala, o professor assiste e subitamente dispara: “Estátua!” Ele se desloca ao redor do aluno “congelado” e avalia, ao mesmo tempo que afasta os dedos do aluno eum do outro: Você às vezes esquece de abrir a mão! Sabe o que vai acontecer? A afinação vai, ó...”.


Vezzá, Flora



Afinar o movimento. Educação do corpo no ensino de instrumentos musicais. São Paulo: SESI-SP editora, 2018. p 67-8



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