domingo, 11 de novembro de 2018

O método mais simples para acelerar o trabalho


Um novo problema se apresentava aos construtores de automóveis. Quanto mais aumentava o número de operários, mais tempo se perdia no andar de um lado para outro, por causa dos encontrões. Na General Motors alguém teve uma ideia genial: em vez do homem ir até o trabalho, porque não trazer o trabalho até o homem?
Começaram a fazer experiências e imediatamente os agentes da Ford informaram-lhe da novidade. Ele não permitia que lhe passassem à frente, e por isso resolveu também experimentar o novo processo. As peças do magneto, órgão pequeno, mas complexo, foram dispostas em cima de uma mesa corrediça, de altura conveniente para os trabalhadores, sentados em banquinhos, que executavam, cada um, uma operação determinada em uma série de magnetos que passavam lentamente diante deles. Até então a montagem de um magneto, por um único homem, demorava vinte minutos. Agora o trabalho estava dividido em vinte e nove operações, efetuadas por vinte e nove operários e o tempo por magneto caiu para treze minutos e dez segundos. Foi uma verdadeira revolução
Aplicou-se o novo método à montagem dos motores. Quando realizada por um único homem, ela requeria nove horas e cinquenta e quatro minutos. Agora, que o trabalho tinha sido repartido entre vinte e quatro operários diferentes, o tempo de montagem tinha sido reduzido de mais de quarenta por cento. [...]
Imediatamente começou-se a demolir a maior parte da fábrica para reconstruí-la, adaptando-a ao novo processo. Instalaram-se plataformas móveis onde vinham ter diversas peças que entravam na composição do chassis, fosse por meio de ganchos pendentes de correntes, fosse por pequenos carrinhos automóveis, circulando ao lado. Logo depois instalaram as plataformas em duas alturas, uma para os operários baixos, outra para os altos. [...]
Desde que o método foi aplicado, a tendência inevitável foi de acelerar a marcha da cadeia. Henry Ford era de opinião que a competição era uma teoria errônea, na qual ele não acreditava, mas também, não é menos verdade que ele sustentava a luta durante todos os instantes de sua vida, e continuaria a fazê-lo enquanto fabricasse automóveis. Uma centena de fábricas diferentes, difundidas por todo o território dos Estados Unidos, esforçavam-se para batê-lo. De um modo geral venceria aquele que conseguisse extrair mais da mão de obra. E isso desde o primeiro gesto da primeira mão que extraia o mineral de ferro ou colhia o leite da seringueira, na jungle tropical.
O serviço de vendas reclamava continuamente maior número de viaturas. Desde que a fabrica começou a produzir mil automóveis diariamente, os chefes souberam que acelerando a marcha da “cadeia” de um minuto por hora, se fabricaria mais dezesseis viaturas por dia. Porque não experimentar? E, quinze dias mais tarde, quando os operários da “cadeia” tivessem se habituado à nova cadência mais rápida, porque não experimentar de novo?
Jamais se conhecera um método mais simples para acelerar o trabalho. Bastava uma meia volta numa maneta para fazer os operários acelerarem o serviço. Era uma imposição invisível como os direitos alfandegários, que o consumidor paga sem se aperceber. O operário não podia consultar relógio nem contar o número de viaturas que chegavam a ele. E mesmo se ele tivesse sido avisado pelo homem que regulava a marcha da “cadeia”, ainda assim seria como no caso da alfândega, não poderia fazer nada em contrário. Se ele não se sentia com forças capazes para acompanhar a marcha, havia uma dúzia de outros, mais robustos, que esperavam uma oportunidade para serem admitidos. Calem-se e façam o que lhes determinam.


Sinclair, Upton (1878-1968)


Ford, o rei dos automóveis baratos. Tradução de Casemiro M. Fernandes. Porto Alegre: Edição da Livraria do Globo, 1940. p 47-50

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